O Município da Ponta do Sol é a entidade gestora da água potável, saneamento e resíduos sólidos na sua área geográfica.

A água distribuída no Concelho é adquirida em regime de alta à ARM - Águas e Resíduos da Madeira, S.A. - e posteriormente canalizada em regime de «baixa» para o consumo de todos os munícipes, agentes económicos e instituições públicas da Ponta do Sol.

O abastecimento de água às indústrias não alimentares e a instalações com finalidade agrícola fica condicionado à existência de reservas que não ponham em causa o consumo da população e dos serviços públicos essenciais.

Embora seja um Município com muitas nascentes, a Ponta do Sol compra a maior parte da água para consumo humano à empresa pública Águas e Resíduos da Madeira - SA.

Essa água provém na sua totalidade da galeria das Rabaças, que é onde se verifica o maior caudal de exploração do concelho da Ponta do Sol e que abastece também parte do concelho da Ribeira Brava.

A galeria das Rabaças abastece 6 reservatórios de armazenagem no concelho, instalados nas freguesias dos Canhas e Ponta do Sol, todos da responsabilidade da ARM:

• Reservatório do Carvalhal;
  • Reservatório da Levada do Poiso;
  • Reservatório de São João;
  • Reservatório das Rabaças;
  • Reservatório do Jangão;
  • Reservatório do Lugar de Baixo;

reservatorios

Além da água que a Câmara compra em «Alta» à ARM, o Município dispõe ainda de nascentes próprias, cuja água após tratamento também é fornecida para consumo humano.

A Câmara neste momento tem seis estações de tratamento de água em funcionamento, todas recentemente recuperadas:

• ETA da Carramanha;
  • ETA Anjos;
  • ETA da Madalena do Mar;
  • ETA dos Moledos;
  • ETA Ribeira da Madalena
  • ETA Lombo da Piedade.

Água para Rega (Agricultura)

A Câmara da Ponta do Sol não fornece água para rega. A água para a agricultura no concelho é fornecida pela ARM ou então é de Heréus (Privada), como é o caso da que percorre a Levada do Moinho, que serve a Lombada e Lugar de Baixo e que também provém da nascente das Rabaças.

Contactos

Em caso de necessidade, poderá consultar os respetivos serviços da Câmara Municipal da Ponta do Sol, através de:

• Telefone: (+351) 291 972 106
  • Telefone: (+351) 291 972 806