Podem ser efetuadas descargas na rede sendo que para o efeito, o interessado deverá proceder com um requerimento junto da Câmara Municipal da Ponta do Sol

Quando as águas residuais a recolher possuam caraterísticas agressivas ou perturbadoras dos sistemas públicos de drenagem, os contratos devem incluir a exigência de pré-tratamento das águas residuais antes da sua ligação ao sistema público de drenagem.

Na recolha de águas residuais devem ser claramente definidos os parâmetros de poluição que não devem exceder os limites aceitáveis pelo sistema público de drenagem.

A prestação de serviços de drenagem de águas residuais pode ser realizada pela Câmara Municipal de Ponta de Sol, sempre que o estabelecimento em causa não utilize água distribuída por aqueles para o processo de produção.