Ambiente, água e serviços urbanos da Ponta do Sol

ir para conteudo

Programa de Controlo da Qualidade da Água Ponta do Sol

No Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) existem 3 grupos de parâmetros:

• Grupo 1 e 2: O Controlo Rotina 1 e Controlo Rotina 2, asseguram a informação regular sobre a qualidade organoléptica e microbiológica da água, bem como a eficácia dos tratamentos aplicados. Pelas suas especificidades, o número de colheitas é feito com maior frequência.
  • Grupo 3: O Controlo de Inspeção, de menor frequência, mas incluindo um maior grupo de parâmetros, permite verificar o cumprimento dos valores paramétricos, assegurando um controlo mais abrangente da qualidade da água.

Para cada grupo de controlo, a legislação define quantas amostras por ano têm obrigatoriamente de ser colhidas, considerando sempre o volume de água distribuída e o número de habitantes.

As colheitas têm de respeitar uma distribuição equitativa temporal e geográfica, permitindo obter uma imagem representativa da qualidade da água ao longo do concelho da Ponta do Sol. Estas devem ser feitas nas torneiras do consumidor utilizadas para consumo humano, em casas particulares ou locais públicos.

O PCQA é elaborado e submetido anualmente à aprovação da SRA – Secretaria Regional do Ambiente.

Legislação Aplicável:

Relatórios da Qualidade das Água

Para assegurar e manter o nível de excelência, a Câmara promove a realização de análises à água, de forma a monitorizar a evolução da qualidade da água destinada ao consumo humano de forma a garantir que nada falha.

Mapa das zonas de abastecimento de água

Partilhe esta página