A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), tal como o próprio nome indica, tem como principal função receber e tratar as águas residuais (águas de esgoto), que são devolvidas ao meio ambiente de forma segura e sem o prejudicar.
Construída pelo Governo Regional, foi inaugurada em 16 de setembro de 2004 e entregue para gestão da Câmara Municipal. Em 2011 foi desativada e abandonada, tendo tal facto sido deliberadamente ocultado da população e dos órgãos autárquicos. Durante anos os esgotos correram, sem qualquer tratamento, para o mar.
Em 2018, voltou a ser reativada na presidência de Célia Pessegueiro.
A ETAR encontra-se situada na Vila da Ponta do Sol, na parte nascente do túnel inativado junto à Avenida 1.º de Maio.
Etapas de tratamento
A ETAR da Ponta do Sol, além da estação de tratamento, possui três estações elevatórias. Quando foi construída possuía tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário. Durante a fase de abandono, todos estes sistemas de tratamento deixaram de funcionar, tendo «desaparecido» vários equipamentos que tornaram a estação completamente inoperacional.
Em 2018, a ETAR ganhou uma nova vida, tendo sido ativado completamente o tratamento preliminar. Atualmente é tratado um caudal médio de 615 m3/dia, são removidos 500 Kg/mês de gradados e removidas 1200 Kg/mês de areias