No âmbito da modernização administrativa é possível efetuar a comunicação da leitura da água de forma digital.
Para uma correta introdução da leitura da água, deverá considerar os seguintes princípios:
- Considere apenas os algarismos ilustrados no mostrador de fundo preto (grande parte dos contadores tipo "rolo");
- Os últimos 3 digitos do contador não deverão ser inseridos (os que normalmente estão a vermelho e/ou com fundo vermelho)
- Os contadores "tipo relógio" que não tenham as caraterísticas acima mencionadas (últimos 3 algarismos), deverão ser considerados na totalidade
Aconselhamos que a comunicação seja efetuada na data preferencial indicada na fatura, na secção «comunicação de leitura», que é de 30 dias após a leitura do serviço da Câmara Municipal.
Poderá igualmente proceder com eventuais reclamações da leitura até 8 dias antes da data do pagamento (sem juros).
Não obstante a comunicação efetuada pelo munícipe, a leitura dos contadores de água é efetuada pelos serviços municipais pelo menos uma vez a cada dois meses, sendo um serviço que poderá ser igualmente requerido por cada uma das pessoas detentoras de contadores de água.
Os munícipes podem igualmente comunicar a leitura ou requerer a contagem da mesma através dos seguintes contactos:
- Telefone: (+351) 291 972 106
- Telefone: (+351) 291 972 806
Comunicação da leitura da água
- Insira o seu NIF;
- Caso seja o primeiro registo, deverá preencher a ficha de identificação para que os serviços possam validar a informação;
- Clique no "reCAPTCHA" para validar o sistema de segurança digital;
- Valide o NIF clicando no botaõ "validar";
- Insira a leitura da água conforme nota acima identificada;